Homologação de fornecedores, os desafios do dia a dia - simplesmenteUse
Homologação de fornecedores, os desafios do dia a dia

Homologação de fornecedores, os desafios do dia a dia

03/09/2020

Parcerias duradouras na cadeia de fornecimento proporcionam às empresas vantagens competitivas de forma que estabelecer critérios de homologação e seleção tornam-se fundamentais para garantir o atendimento das necessidades da organização e cultivar um bom relacionamento com seus fornecedores.

Os ganhos com processos bem estruturados e que respeitem o ciclo deste relacionamento, permitem que as empresas concentrem seus esforços na busca de novos diferenciais competitivos.

Quais empresas devem ser homologadas?
Dependendo do ramo de atuação de uma empresa é necessário que ela tenha um banco de dados de possíveis fornecedores já homologados, isso garante um processo de contratação mais rápido. Porém, observamos que a maioria das empresas homologa apenas quem pretende contratar, simplesmente poque não têm braços para manter um banco de dados com centenas de empresas homologadas, que talvez um dia venham a ser contratadas.

Neste momento inicia-se uma saga de troca de e-mails para solicitar dados de cadastro, entrega de documentos e a distribuição deste material para todas as áreas que participam das análises definidas na política da organização:
• Análise cadastral;
• Análise documental;
• Análise de risco;
• Análise reputacional;
• Entre outras.

Como muitas empresas gerenciam a homologação?
Na figura abaixo vemos como muitas empresas tratam este assunto:


Gerenciando desta forma é difícil garantir que políticas e regras tenham sido aplicadas e que seus novos parceiros foram devidamente homologados.

A tecnologia pode ser sua aliada neste processo, busque aquela que entenda as regras da sua empresa, integre as áreas envolvidas e proporcione um processo mais ágil e com menos controles manuais.

Esta realidade foi confirmada em nossa última apresentação online em 27 de agosto de 2020. Ao questionar os participantes sobre como a empresa onde eles trabalham homologam os fornecedores, as respostas foram:
• 60% através de trocas de e-mails com controle em planilhas;
• 40% já contrataram algum software para essa gestão.

O que esse resultado nos mostra?

Temos um longo caminho a percorrer no convencimento da necessidade de automatizar essa importante etapa no processo de contratação. Esta é mais uma gestão que ficou de fora das ondas de informatização nas últimas décadas.

E como responder aos questionamentos, quando algum problema ocorre com o fornecedor escolhido?
Não podemos nos esquecer que a homologação é apenas o início do relacionamento entre as empresas, muitas outras necessidades surgirão após a sua contratação.

O simplesmenteUse-NEO é a solução completa para apoiar a sua empresa a padronizar, documentar e acompanhar cada etapa do processo de Homologação e gerenciar todo o clico de vida desta relação.

* Por Angela Zander, sócia fundadora da simplesmenteUse.
Solicite a apresentação que foi ao ar no dia 27/08 ou uma exclusiva pelo e-mail: comercial@simplesmenteuse.com e saiba o que a nossa solução pode fazer pela sua empresa!

Notícias e Novidades

simplesmenteUse

Acompanhe as novidades e notícias da área com a simplesmenteUse.